Tuesday, 21 October 2008

Sobre alguns artigos alheios

Quanto a este artigo do Gonçalinho, e associando os conceitos discriminação e preconceito, tenho a acrescentar esta minha visão das coisas.
A existência de preconceito na sociedade, positivo ou negativo, estimula o orgulho pela diferença. A bem ver, é até este sentimento considerado evitável o factor promotor da manutenção da diversidade na nossa civilização. E como é sabido, só a riqueza da diversidade, em todas as suas vertentes, é garante de uma sociedade plenamente viva, pró-activa e livre. Só discriminando e tendo preconceito "positivo" por aqueles que se esforçam no sentido de uma sociedade mais livre, é possível que estes produzam e concretizem a sua diferença. O direito à diferença está umbilicalmente ligado ao direito ao sentimento de preconceito e ao direito à opinião discriminatória. Desde que não sejam postos em causa os direitos da pessoa, através da agressão à sua pessoa ou à sua propriedade, DEFENDO O DIREITO DE QUALQUER HOMEM A SENTIR OU PENSAR O QUE QUISER!

Outro artigo chamou a minha atenção (Retratos de um sonho orwelliano), e mesmo sendo de alguém que parece estar sempre "do contra", começo a pensar que se calhar fui um pouco injusto na minha avaliação do seu carácter; o seu único problema ( ou maior virtude) será talvez a sua capacidade e vontade de reproduzir integralmente em tom e palavras aquilo que a sua alma grita. São assim os poetas e profetas. Falo de José Pacheco Pereira, e hoje incluo nos meus blogs aconselhados também o seu espaço de intervenção. À sua pessoa, as minhas desculpas. Obrigado por falar livremente.

No comments: