Ontem foi mais um bom dia de ataque às liberdades individuais em Portugal. Porquê? Em Lisboa, José Sá Fernandes promoveu a batalha à Liberdade de Expressão, mandando retirar um cartaz ao qual, embora eu também não concorde com o apresentado, tem direito de existir. Representa opinião, e como tal não deve ser objecto de censura! Por isso, aqui o exponho.
Também noutro campo se travou uma batalha, a do direito a decidir sobre o número das calças que se veste! O programa Prova Oral, da RDP - Antena 3 (rádio estatal), que até gosto de ouvir, colocou ontem como tema o exercício físico e o desporto como boas práticas de vida saudável. tudo bem... O mau veio quando o convidado, um professor, começou a sugerir que TODOS devíamos ter desporto na nossa vida. Contraponho dizendo que devíamos era atender ao nosso metabolismo e estilo de vida e adaptar a alimentação a esses factores. Sei que o desporto faz bem e dá saúde, mas acima de tudo o respeito pelas liberdades individuais! Mas a nossa sociedade não quer saber destas; já aceita intromissões na vida dos cidadãos, tais como:
- companhias aéreas já cobrarem bilhetes duplos a cidadãos individuais só por causa do seu tamanho;
- alguns seguros de saúde retirarem benefícios a cidadãos por serem obesos;
- a banda gástrica ter passado a ser totalmente comparticipada.
Pois é, o Estado já paga, com o nosso dinheiro, para as pessoas ficarem mais magras. Mais tarde, preventivamente, impedem que o prato se encha, porque um cidadão saudável é um cidadão feliz, e enquanto faz exercício não tem tempo para cultivar a mente. Olhem para algumas das pessoas admiradas do Ocidente (Hitchcock, Churchill, ...) e baixem os olhos até às suas barrigas! Apaguemo-las, antes que a juventude acorde!
No comments:
Post a Comment