Friday 29 August 2008

Marxismo e corrupção

Qualquer sistema político baseado exclusivamente num Estado centralizador e aglomerante de toda a actividade económica e social (como aqueles baseados no sistema marxista) está aberto a corrupção. Esta pode vir de todos os quadrantes, ter as mais diversas motivações e ser mais ou menos profunda, mais ou menos visível. Logicamente, se isto ocorre repetidamente devem existir factores comuns que promovem esta desonestidade dos governantes. Pode falar-se de baixos salários, da tentação pelo contacto constante com grandes quantias monetárias, da auto-personificação do poder, de completa incompetência... Eu prefiro olhar para a fraqueza humana, e considerar que qualquer ser humano, sejam quais forem os seus valores no início do exercício de um cargo, mais cedo ou mais tarde vai olhar para o espelho e ver não um homem, mas um cargo personificado. Ora, nestas condições o homem/mulher perde a noção dos limites da sua intervenção, agindo sem escrúpulos sobre o bem alheio (que no sistema referido é o bem comum) e lesa assim um conjunto muito alargado de cidadãos.
E aqui reside o principal problema... Quem é lesado não é alguém, mas um número. E esse número não tem voz, pois é quem o devia defender quem o lesa, procurando esta entidade, uma vez descoberta, abafar o caso o mais depressa possível. Esta entidade tem nome, e funciona da mesma forma como vê a sociedade, ou seja, como uma máquina. O seu nome é Estado pró-marxista. E tal como uma máquina não castiga uma peça sua, também a "peça" defeituosa não é castigada, mas muitas vezes promovida!
Todos já vimos isto acontecer. A Venezuela é useira e vezeira neste abuso, tendo recolhido o modelo de Cuba. Vemos agora a China admitir o mesmo problema. Dirão que é um problema humano e não político, que tal acontece em todos os países. Contudo, recordemos que são estes senhores que propagandeiam a justiça social como base da economia, em vez da liberdade individual.
E sim, todos os sistemas marxistas, mais cedo ou mais tarde, descambam em incoerência, desigualdades e formação de classes (elite vs. plebe). É um sistema humano, logo falível. Sempre.

1 comment:

Gonçalo Taipa Teixeira said...

Só há um sistema livre de corrupção: O Liberal a sério. Sem regras económicas para contornar, não há razões para existência de corrupção...