Tuesday 6 April 2010

As esponjas por vezes não resultam...

Sei que o Papa pouco terá a ver com os casos de pedofilia em meio clerical, tão badalados neste momento na Imprensa, e não estará directamente envolvido em qualquer abuso.

Contudo, considero irresponsável e presunçosa a ideia de que os casos ocorridos dentro da Igreja sejam tratados internamente, como se nenhum crime tivesse ocorrido. A minha opinião é que, sabendo da ocorrência de um acto destes, a missão da Igreja seria levar o responsável à Justiça, em defesa do inocente e indefeso que suportou o abuso. Ao encobrir, transferir, esconder e tapar tudo com a capa do "perdão", permitiu-se a repetição da situação, como é normal no caso destes doentes...

A missão dos sacerdotes, e de todos os cristãos, está bem definida no Evangelho. Ao não denunciar de imediato estas bestas com pele de padre, a Igreja maculou-se, sujou o nome de Cristo e manchou, se calhar irremediavelmente, a imagem futura da instituição que também é nossa. Se, enquanto bispo, Ratzinger abafou qualquer caso, mesmo que apenas um, de abuso de menores, EU EXIJO COMO CRISTÃO CATÓLICO QUE ELE RESPONDA PERANTE A JUSTIÇA, pois, como Jesus faria, ponho-me do lado da vítima indefesa, e não do lado de qualquer instituição humana.

Na hora de agir segundo Cristo, muitos bispos falharam. Estamos agora a colher o fruto dos seus erros. Com certeza não o teríamos de fazer se, desde o topo, a coerência com a Mensagem fosse irrevogavelmente constante.

No comments: